A evolução do Planeta e Universo que vivemos é um assunto que há muito me desperta a atenção. Apesar de abrangente, procuro retratar as constantes transformações que o ser humano atravessa dentro desse fenômeno. É espantoso como as mudanças atingem nossa vida pessoal, nossas organizações e a nossa nação. A cada instante as descobertas na ciência e tecnologia são mais significativas e a rapidez com que isso ocorre é diferente de todas as épocas da história humana. 

     Todos estes avanços, ao mesmo tempo em que nos proporciona uma vida rápida e dinâmica, nos compromete em alguns aspectos. Este ritmo acelerado nos causa impacto, apreensão, dúvidas e interrogações. Pra onde iremos? Até onde chegaremos?O futuro é promissor, no entanto nosso universo interior muitas vezes é desprezado e posto em segundo plano.

     Nos meus trabalhos, uso dessas contradições para melhor definir esse nosso mundo atual. Assim, como forma de transpor esses argumentos e conceitos, utilizo de elementos da natureza, seus movimentos, suas formas; enfatizando o mar, a água e os animais marinhos como fonte de harmonia, paz e equilíbrio; a transparência como sinônimo de luminosidade, misticismo, crença e mistérios, frutos de nossa energia mental. Os metais e outros materiais se incorporam ao conjunto justificando esses contrastes; do natural ao artificial, do suave ao agressivo, do antigo para o moderno, do material para o espiritual, enfim do homem para o homem.

 

     “Expressar a natureza e a figura humana através da arte é recriar um mundo onde possamos; fundir, difundir, confundir e aproximar; o real do ilusório, a verdade da mentira, o amor do ódio….a vida da morte.”

 

                                                                                               Ivana Leme